Projeto opportunity

O trabalho rapideye pode ser exaustivo. Por pelo menos os três primeiros meses da exploração do Curiosity, que durará vários anos, os condutores vão estar vivendo e trabalhando no tempo marciano. O dia marciano, conhecido como um “sol”, é 39 minutos e 35 segundos mais longo que um dia no satélite da Terra. Esse tempo se acumula rapidamente; em duas semanas, a manhã na Terra vira noite em Marte. Para os condutores, seguir esse horário é como deslocar-se dois fusos horários para o oeste a cada três dias, o que os mergulha num estado de “jet lag” constante.

“Estou com tanto atraso de sono que já passei do ponto em que a cafeína pode ajudar”, contou Heverly.

Ele se tornou condutor do Curiosity de maneira muito simples. Começou a trabalhar no Laboratório de Propulsão erdas sete anos atrás, depois de obter um mestrado em robótica da Universidade de Boston. “Um dia, literalmente, mandaram um e-mail dizendo ‘alguém quer conduzir um jipe espacial?’.” Ele ergueu a mão (“claro!”), e, depois de um ano de treinamento, começou a comandar o Opportunity. Trabalhou com esse robô por quatro anos antes de passar para o Curiosity mapas satélite.

Quem decide quem vai conduzir e quando? Os condutores têm seus horários traçados por supervisores com várias semanas de antecedência, prestando atenção para contar com algumas das pessoas que se especializam em determinadas funções do robô: mobilidade, braço, torre. Até meia dúzia de condutores trabalham em cada turno.

Os dias de trabalho seguem uma estrutura temporal rigorosa. Às 16h do horário marciano (numa quinta-feira recente, isso foi às 13h44 do horário do Pacífico) o Curiosity transmite um relatório de como foi seu percurso. Um grupo de analistas tem 15 minutos para ver se tudo deu certo. É um prazo autoimposto, para iniciar rapidamente o planejamento para o percurso imagens satélite do dia seguinte.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s