Projeto Unificado

Segundo informação geograficas, duas lições principais podem ser tiradas deste estudo. “As florestas não são apenas enormes reservatórios de carbono, mas absorvem também ativamente o CO2 produzido pelas atividades humanas. As florestas também assumem cada vez mais a dianteira em uma estratégia para proteger nosso clima,” segundo ele.

A segunda lição geoespacial mostra que é possível obter ganhos econômicos com uma gestão melhor das florestas, aproveitando principalmente benefícios com a redução do desflorestamento bem “maiores que o que se pensava”.

Ele frisou principalmente o aspecto financeiro do mercado do carbono e as compensações previstas no mecanismo Redd+ (redução das emissões devidos ao desflorestamento e à degradação das florestas).

Esse mecanismo retem  informação geoespacial, adotado formalmente na conferência da ONU sobre o clima em Cancun (México) no final de 2010, tem como objetivo estimular os países que têm florestas tropicais a evitar desflorestá-las ou a administrá-las de maneira durável, obtendo compensações financeiras. Imaginar o formato das nuvens é para alguns uma brincadeira infantil ou ainda atitude de quem só vive no ‘mundo da lua’, planejando o futuro.

Mas para cerca de 100 pesquisadores brasileiros ligados ao Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(Cptec/Inpe), a observação de nuvens se tornou prioridade nacional segundo o Santiago e Cintra Consultoria.

Denominado ‘Projeto Chuva’, o objetivo é realizar pela primeira vez um ‘censo’ das nuvens de chuva no Brasil e registrar como funcionam os sistemas de precipitação em cada região do país. Outro foco principal será descrever a influência da Amazônia no sistema de umidade dos estados do Sudeste e Sul.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s