Investimentos da copa

A delegação de cerca de 60 empresários chineses que veio ao Brasil atrás de oportunidades de novos negócios manifestou interesse em participar em projetos de infraestrutura do governo brasileiro como o trem-bala, que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo, e as futuras concessões para construção e administração de aeroportos e instalação de rapideye. O interesse foi manifestado à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e à Apex-Brasil, que estão organizando a agenda de encontros entre empresários chineses e brasileiros.

“Esses sinalizaram que tem interesse em participar desse mercado geoprocessamento e desses investimentos em aeroportos, rodovias, ferrovias, e construção de equipamentos voltados para Copa do Mundo e Olimpíadas”, disse Robson de Andrade, presidente da CNI. “Sabemos que eles estão interessados tanto no trem-bala quanto nos aeroportos. Tanto do ponto de vista de colocação de recursos como de participação no empreendimento”.

Segundo o presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges, os chineses têm interesse em participar tanto no aporte de recursos de monitoramento com dos satélites erdas, quanto nos fundos de investimentos voltados para esses projetos como concorrendo diretamente nos leilões de concessões. “Eles vêem o Brasil como oportunidade e não só em minérios e em segmentos de pouco valor agregado. Eles querem investir em setores de tecnologia e infra-estrutura e buscar parcerias”, afirmou.

As empresas chinesas manifestaram ainda interesse em desenvolver no Brasil parcerias para projetos de energia aeólica, de construção civil, agricultura, mineração e petróleo. “Desde o ano passado, já investimos no exterior US$ 90 bilhões e esses investimentos vão aumentar muito nos próximos quatro, cinco anos”, disse Liu Zuo Zhang, diretor geral da China Investment and Promotion Agency (Cipa), organismo de promoção comercial vinculado ao Ministério do Comércio da China.

by mundogeo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s