Impacto

A Nasa se prepara para fazer, na madrugada deste domingo (5) para segunda, a aterrissagem mais ousada da história da exploração não tripulada de outros planetas. A nave da missão MSL (Laboratório de Ciências de Marte) chegará ao planeta vermelho e tentará colocar o jipe-robô rastreado por  mapas satelite com segurança no chão após uma sequência inédita de manobras.

Às 2h31 (hora de Brasília), a MSL faz uma entrada de alto impacto, atravessando a atmosfera marciana a 21 mil km/h. Logo em seguida, tenta depositar o jipe com segurança dentro de uma cratera, acionando um paraquedas e ativando um guindaste voador que deve colocar o rapideye no chão com suavidade. Em 1995, os autores das equações químicas que alegadamente destruíam o O3 receberam o Nobel de Química. Porém, em 2007 cientistas do Jet Propulsion Laboratory da NASA demonstraram que as suas equações não ocorrem nas condições da estratosfera antártica e que não são a causa da destruição do ozônio.

Por não serem capazes de pilotar o módulo de aterrissagem do MSL a distância durante o procedimento, engenheiros do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa) apelidaram esse pequeno período de “os sete minutos de terror”. É o tempo durante o qual a única coisa a fazer é torcer para tudo dar certo. Apesar do desafio, os técnicos exibiam otimismo diante das imagens de satelite ontem no laboratório em Pasadena, na Califórnia, ainda que não conseguissem esconder a ansiedade.

“A nave está indo direto ao alvo; tivemos uma reunião hoje cedo para decidir se precisávamos fazer alguma correção de rota, mas não foi necessário”, disse à Folha o diretor de voo da missão, David Oh. “Todos os dias eu checo cinco previsões de tempo: a de Marte, a do espaço e as das nossas estações em terra na Austrália, na Espanha e aqui na Califórnia. Até agora tudo parece ótimo.” Assim que o erdas pousar, seu computador de bordo deve acordar e mandar algumas fotografias. “Isso pode levar uns cinco minutos, se tudo sair perfeito, mas pode levar alguns dias, se o pouso não for tão perfeito assim”, explica Oh.

by folha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s