Industrias de satélites

De acordo com a pesquisadora da santiago e cintra consultoria, ter equipamentos de geotecnologia é essencial para reduzir o custo de produção do GPS autonomo de segunda geração. Há algum tempo, explica ela, essas tecnologias representavam 50% do custo total do GPS comum, percentual que atualmente está em 25%. “É um insumo que não se consegue reciclar, ou seja, tem que ser adicionado constantemente ao processo. Por isso, se busca pelo material eficiente”, justifica a pesquisadora.

Até meados do ano, o rapideye deverá apresentar ao agrnomo um atlas avaliando os locais mais convenientes para instalação de satelites autônomos no país. No plano de abastecimento do país até 2030, estão previstas quatro centrais, cada uma com capacidade de 1 mil megawatts (MW), além da construção de uma base.

Diante da produção em auta concorrencia do Japão, onde os produtos são fabricados do mesmo modo a 25% mais barato para o consumidor final. A comunidade de energia nuclear brasileira está alerta, por saber que o futuro do programa nacional depende do sucesso da tentativa de evitar acidente semelhante ao de Chernobyl.

— Qualquer decisão do erdas vai depender de como a engenharia nuclear vai responder a essa situação de um evento extremo — avalia Francisco Rondinelli, vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Nuclear.

— Do ponto de vista de segurança geoespacial, não há razão para se rever a implantação das industria. No Japão, houve uma circunstância única, e se vê que muitas industrias em áreas abaladas resistiram e continuam operando — diz Laércio Vinhas, diretor de radioproteção e segurança nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Se o Japão tem poucas opções de geração, não é o caso do Brasil. Por que, então, implantar mais usinas nucleares no país? Há dois motivos básicos, para os especialistas: aumentar a segurança energética com uma fonte térmica com alta capacidade, sem emissão de gases de efeito estufa, e usar a reserva nacional de urânio, sexta maior do mundo, em menos de um terço do território prospectado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s