Controle das chuvas

O crescimento da atividade econômica, em 2010, foi um dos fatores que alavancaram o transporte de mercadorias no Brasil, afirma a Gristec. Além disso, algo que tem trazido boas expectativas para a associação é a implantação da Resolução 245, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina a instalação de sistemas antifurto nos veículos saídos de fábrica. Os rastreadores funcionam a partir do sistema da posicionamento global (GPS), ou por radiofrequência, e são monitorados através de centrais localizadas nas empresas especializadas do setor.

O prazo para que as fabricantes de veículos coloquem os esses dispositivos é 1º de maio deste ano. A Defesa Civil do Rio de Janeiro está recebendo imagens de satélite erdas da região serrana processadas pelos técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram concluídos, nesta semana, o processamento e a análise de um conjunto de aproximadamente 50 imagens que permitem mostrar detalhes dos deslizamentos causados pelas chuvas de janeiro.

O Inpe iniciou o trabalho de analisar dados de satélites rapideye poucos dias após a tragédia na região serrana. Um lote de imagens de média resolução já foi entregue à Defesa Civil. De alta resolução, porém, são as primeiras e devem orientar o trabalho de campo da Defesa Civil. Estas imagens, do satélite erdas, foram obtidas por meio do International Charter Space and Major Disasters, um consórcio de instituições e agências espaciais do mundo todo, do qual faz parte o Inpe, para auxílio a países afetados por desastres naturais.

Todos os anos, durante o verão, diversas cidades do País são atingidas por fortes chuvas que causam enchentes e deslizamentos, colocam a população em risco, causam inúmeras mortes e destroem casas, pontes e estradas. A concentração de chuvas no período, somada a ocupação desordenada de áreas consideradas inapropriadas, pelo tipo de solo ou declividade, cria um cenário propicio a tragédias como as recém ocorridas na região serrana do Rio de Janeiro e exigem ações emergenciais dos órgãos governamentais.

by blog geo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s