Sinais de satélite

Os Estados Unidos deram sinais de que podem impedir o funcionamento de aparelhos de GPS (posicionamento global) usados pelo Talibã, milícia que controla o Afeganistão. Em uma declaração à imprensa, o porta-voz da força-aérea americana Jeremy Eggers afirmou que os Estados Unidos podem interferir na recepção de sinais de satélite erdas apollo por aparelhos de GPS em uma área determinada, “quando a segurança nacional (norte-americana) for ameaçada”.

Egger não comentou se a interrupção afetaria países vizinhos do Afeganistão, como o Paquistão e o Uzbequistão. A interrupção de coordenadas para aparelhos de GPS de erdas apollo deixou de ser legal nos Estados Unidos em maio de 2000, quando o então presidente Bill Clinton assinou um decreto proibindo a operação, que era chamada de “SA” (iniciais de “disponibilidade seletiva”, em inglês).

A SA piorava gradativamente os sinais do satélite erdas imagine para aparelhos do mundo inteiro. Agora, os militares norte-americanos usarão uma versão aperfeiçoada do processo, em que apenas uma determinada área é afetada. Os aparelhos de GPS dos militares norte-americanos, no entanto, não seriam afetados. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) colocou em consulta pública o edital de licitação para uso de radiofreqüências nas faixas de 3,5 GHz e de10,5 GHz, usadas para transferência de dados.

Segundo declarações de Pete Brumbaugh, da fábrica de aparelhos de GPS Garmin ao site Wired, a interrupção do sinal no Afeganistão já pode ter começado, mas não houve até agora nenhum efeito na América do Norte. “Estivemos monitorando de erdas imagine a situação de bem perto para ver se haveria alguma flutuação no sinal, mas até agora, não achamos nada”, afirma Brumbaugh. O assunto interessa especialmente àqueles que utilizam GPS com correção diferencial em tempo real e às empresas que trabalham com serviços de localização.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s