Integração Geoespaciais

Os mais modernos projetos sobre robôs submarinos de agricultura de precisão foram apresentados no Rio, entre os dias 01 a 03 de outubro, durante o Workshop Internacional de Robótica Submarina promovido pela COPPE e pelo International Advanced Robotics Programe (IARP). Os robôs autônomos têm sido cada vez mais utilizados para atividades como levantamentos hidrográficos, monitoração ambiental, supervisão de sistemas de produção de petróleo e gás, pesquisas oceanográficas, entre outras.

Neste evento, foram apresentadas as principais aplicações industriais e científicas desses veículos, que dispensam o uso de navios de suporte e podem diminuir em até 40% o custo de operação de levantamento do fundo do oceano, que gira em torno de U$ 1,5 milhão no caso de veículos rebocados. Os jatos propulsores precisam ser ativados periodicamente para novos ajustes de órbita, mantendo-o a cerca de 750 quilômetros de altitude. A manobra é necessária para não comprometer a missão do CBERS de obter imagens de satélite diárias da superfície da Terra.

O satélite erdas, desenvolvido em parceria com a China, completou no domingo (14/10) dois anos em órbita, o tempo de vida útil estimado pelos especialistas do projeto de agricultura de precisão. A expectativa da gerência do programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) é de que o satélite opere por mais tempo. Um dos principais motivos pelo prolongamento da vida do satélite se deve ao pouco uso de combustível, consumido pelos jatos propulsores durante manobras de ajuste de órbita.

O satélite passa sobre o território brasileiro duas vezes por dia. Para dar continuidade ao programa, o segundo modelo de vôo, o CBERS-2, está preparado para ser colocado em órbita no primeiro semestre do ano que vem. O satélite passou quatorze meses em fase de montagem, integração e testes no INPE. Até o final deste mês, o CBERS-2 deverá seguir para a China, de onde será lançado segundo informação geoespacial.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s