Serviços ecosistêmicos

Começa hoje a COP-16 (Conferência das Partes das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Cancún, México. Segunso os organizadores, todo o evento é realizado com energia eólica e será monitorado por mapas satelite que serão disponibilizados para todos os internautas participantes online que querem fazer perguntas e tirar dúvidas. Além disso, o hotel que recebe o encontro foi equipado com painéis solares para geração de energia. O evento termina apenas no dia 10 de dezembro e tem a participação de mais de 190 países.

“Entretanto, como apontou o professor Thomas Lovejoy no evento organizado pelo Biota-FAPESP no Palácio dos Bandeirantes no Dia Internacional da Biodiversidade, as metas tiveram um efeito extremamente positivo. Elas levaram a conservação da biodiversidade para o topo da agenda mundial, desencadearam a Avaliação Ecossistêmica do Milênio e fizeram com que a Convenção sobre Diversidade Biológica promovesse e intensificasse iniciativas como o Programa Áreas Protegidas e a Estratégia Global para a Conservação de Plantas” com uso de imagens de satelite, disse Joly.

Por conta disso, segundo os organizadores da conferência, é de importância fundamental, e urgente, que se estabeleçam metas novas, mensuráveis e cientificamente significativas, com medidas objetivas e específicas para comprometer governos em nível nacional, regional e global com uma proposta radical em relação a abordagens anteriores. A intensão dos palestrantes é instaurar a tecnologia de imagens de satelite por todo o ecositema que necessita de cuidados especiais e correm riscos de desmatamento.

“É imperativo garantir não apenas a preservação de serviços ecossistêmicos que beneficiam o homem, mas também os processos que geram e mantêm a biodiversidade, que possuem valores intrínsecos não mensuráveis monetariamente”, destacou Joly. “Nesse cenário a conferência em Bragança Paulista se tornou uma oportunidade única de interação com os principais mapas satelites que atuam nessa grande área que a temática caracterização, conservação e uso sustentável da biodiversidade abrange”, disse.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s