mapas e equipamentos satelite

Segundo Pires, as alterações feitas na proposta de acordo inicial transformarão a base de Alcântara em fator econômico e não simplesmente numa base de aluguel para lançamento de imagens de satelite. Entre as palestras da “Expo Construção Bahia 2001”, que aconteceu entre os dias 23 e 27 de outubro, a que teve como tema “Projetos Interferentes – O uso do geoprocessamento para cadastramento de redes urbanas – Qualidade nos projetos” foi especialmente apreciada por administradores presentes ao evento em Salvador.

O tema de abertura da Expo Construção Bahia 2001 foi voltado para as novas tecnologias de construção de mapas satelite, com a subseqüente apresentação das palestras, como “Sistema Metroviário de Salvador” e “Eficiência Energética nos Projetos de Edifícios”. Entre os palestrantes estiveram professores e pesquisadores de várias universidades do país, a exemplo da USP, UFBA e Universidade do Rio Grande do Sul. Num único evento, a Expo Construção reuniu mais de 200 empresas de construção civil da Bahia e do Nordeste.

O evento ocupou 16 mil m² do Centro de Convenções, localizado na orla marítima da cidade, com destaque para a 1ª Feira de Tecnologia, Máquinas e Equipamentos para Construção e o 4º Seminário Baiano de Obras Públicas. As imagens de satelite da guerra no Afeganistão ainda são escassas e, na maior parte das vezes, fornecidas pela CNN ou pela TV Al-Jazira, do Catar, padronizadas em todas as emissoras. “Entramos numa outra fase, em que tentamos mostrar a geografia da região, como as cavernas, por exemplo”, explica o jornalista Luiz Carlos Azenha.

Nas emissoras brasileiras, a preocupação era como ilustrar da forma mais clara possível acontecimentos que nem sempre poderiam ser registrados por câmeras de televisão. Na Rede Globo, de longe a maior e com mais tempo para dedicar à pesquisa, a equipe tenta produzir reportagens voltadas à tecnologia de mapas satelite. Foi o caso da matéria sobre o GPS (Sistema de Posicionamento Global), que mostrou porque as bombas inteligentes erram o alvo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s