Modernização

Para quem está olhando de fora, a vida no campo parece não ter tecnologia envolvida no trabalho. Nada está mais longe de estar errado! O agricultor conta, na verdade, com dezenas de ferramentas à sua disposição para a lida no campo.  Aqui, a tecnologia agrícola envolve todas as épocas: desde as ferramentas mais primitivas, como a enxada, até modernas colheitadeiras e sensores de GPS. O que não faltam são maneiras do trabalhador rural ter uma colheita mais produtiva com menos esforço.

Tecnologia agrícola não é só sinônimo de ciência e de modernização. É de costumes e crenças populares também. Existe uma tecnologia agrícola que é tão antiga e conhecida que possui até crenças a seu respeito. É a enxada! Sonhar com ela pode ser interpretado de diferentes formas.

Quando for adquirir qualquer tipo de tecnologia agrícola, conheça bem o fabricante e peça referências de seus amigos e colegas de trabalho que já a possuem. Eu, por exemplo, conheço e confio nos equipamentos na Geo Agri. E o mais importante: peça orientação ao fabricante de como usar bem e manter seu equipamento em perfeito estado.

Ao equipar sua colheitadeira, semeadeira ou pulverizador com equipamentos da agricultura de precisão, você está fazendo um investimento em uma nova tecnologia agrícola para ajudar no seu trabalho. Mas se não cuidar bem dos novos equipamentos, eles podem até atrapalhar.

A inteligência geográfica é questão chave no desafio da reforma agrária, na implementação do Código Florestal, no ordenamento urbanístico, na contabilização de tecnologia agrícola de ativos de empresas de infraestrutura e até na decisão de abertura de novas agências bancárias ou pontos de franquias. A criação da Ancar visa colocar o Brasil alinhado aos demais países desenvolvidos e em desenvolvimento. Vale lembrar que o Comitê Geoespacial da ONU prevê que, nos próximos 10 anos, a informação geoespacial se tornará tão fundamental para os países como energia e água, e que os governos serão cada vez mais reguladores e menos produtores de dados geoespaciais.

Com esta iniciativa, MundoGEO e IGD esperam contribuir para disseminar o conhecimento sobre tecnologia agrícola e cartográfico e jurídico aos profissionais e demais interessados em identificar formas de regulação da infraestrutura cartográfica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s