Pesquisas de Sustentabilidade

A pesquisa Sustentabilidade por estação de referência Aqui e Agora, parceria entre a rede Walmart Brasil e o Ministério do Meio Ambiente, foi feita em 11 capitais do país com 1100 pessoas. Os dados obtidos dos mapas satélite mostram que, por exemplo, 60% dos entrevistados estariam dispostos a não usar mais sacolas plásticas. Apesar disso, 21%  não saberiam como descartar o lixo sem esse material. Os resultados mostram também que esgoto, lixo e enchentes foram os problemas ambientais mais reconhecidos e que as pessoas concordam e participam de campanhas de separação de lixo para reciclagem, de economizar água ou de redução do consumo de energia.

Já os números de destinação de resíduos são mais preocupantes: 70% jogam pilhas e baterias, 66% descartam remédios e 33% jogam tintas e solventes no lixo doméstico, enquanto 39% descartam o óleo de cozinha na pia. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Petrobras inauguraram, na manhã de terça-feira (23/11), no Câmpus de Rio Claro, o edifício do UnesPetro (Centro de Geociências Aplicadas ao Petróleo), que atuará na formação de especialistas e no desenvolvimento de pesquisas sobre informação geográficas, com ênfase em rochas carbonáticas, aquelas que formam a camada pré-sal e outros importantes reservatórios petrolíferos brasileiros.

Com dois mil metros quadrados de área útil, o complexo resultou da aplicação inicial de 10,5 milhões de reais para construção do prédio e compra de equipamentos e mobiliário. Desse valor total, cerca de 9,2 milhões de reais são investimento vinculado à Rede Tecnológica da Petrobras e 1,3 milhão corresponde à contrapartida da Universidade, que responde também pela contratação de professores e servidores técnico-administrativos. O UnesPetro é o primeiro complexo de estação de referência de uma universidade brasileira concebido sob a perspectiva sistêmica para reunir as principais ciências de imagens de satélite que compõem a geologia sedimentar, tendo como alvo principal as rochas carbonáticas.

A criação do UnesPetro é uma das principais iniciativas para o desenvolvimento do Sistema de Capacitação, Ciência e Tecnologia em Carbonatos (SCTC), fruto de um acordo firmado em fevereiro de 2010 entre a Petrobras, a Unesp e as seguintes universidades: Estadual de Campinas(Unicamp), Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Federal Fluminense (UFF) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O SCTC visa avanços no conhecimento dessas rochas ainda relativamente pouco conhecidas pela indústria de imagens de satélite e pelo meio acadêmico, sobretudo em relação aos tipos ocorrentes no pré-sal.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s