descoberta em imagens de satelite

Dois astrônomos russos descobriram atraves de imagens de satelite um cometa gigante que está passando por Saturno nesse momento e deve passar ‘raspando’ em nosso planeta. Chamado de 2012 S1, cientistas acreditam que ele tenha se originado na nuvem Oort – uma nuvem (teórica) de cometas que ficaria em volta do Sistema Solar.

Sua órbita sugere que ele, em vez de colidir com a Terra, dará um grande show de luzes em nossos céus no meio de 2013 (a partir de agosto, atingindo seu brilho máximo em outubro), similar ao Grande Cometa de 1680. Como passaria a apenas 59 milhões de km da Terra, ele seria um dos comentas mais brilhantes já registrados em nosso céu e mapas satelite.

Mas isso, claro, se o S1 2012 sobreviver a um encontro com o Sol – como irá passar perto do astro, o calor pode ser muito intenso, o que poderia interromper a rota do cometa. Você já imaginou o que acontece dentro de um avião em queda? Uma nova série da Discovery Channel, Curiosity, pretende mostrar exatamente isso em imagens de satelite. E, para isso, os produtores do programa derrubaram um avião de verdade no meio do deserto mexicano de Sonoran.

Não se preocupe – claro que não havia passageiros lá dentro, apenas bonecos.  E a tripulação do Boeing 727 usado nos testes, incluindo o piloto, saltou de paraquedas antes que o avião caísse. Momentos antes do impacto, ele foi controlado remotamente, como um grande brinquedo. Foi a primeira vez que um experimento desses foi realizado desde 1984, quando a Nasa fez algo parecido em mapas satelite. Os testes mostraram que os pilotos até teriam chance de sobreviver a uma queda, mas os passageiros da primeira classe não teriam a menor esperança.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s