Geógrafo para projetos agrícolas

Geógrafo Ph.D. em tecnologia agrícola da Universidade de Brasília, Rafael Sanzio Araújo dos Anjos lançou recentemente alguns títulos, dentro do projeto “Popularização da Informação Cartográfica” desenvolvido na capital federal desde 1986. A obra “Mapa Imagem Multi temporal de satélite do Distrito Federal – 1987/1998″, documentação cartográfica na escala 1:150.000, representa e informa dados referentes à estrutura do espaço urbano, agrícola e natural no passado (1987), no presente (1998) e no futuro próximo (2005), revelando os fatos geográficos que estão transformando e desfigurando esse território.

Acompanha esta publicação o “Mapas satélite dos processos formadores da dinâmica territorial”, elaborado na mesma escala a partir de uma modelagem gráfica dos processos articuladores das transformações territoriais, e um memorial descritivo. “O conjunto da documentação cartográfica traz uma contribuição de relevância para a compreensão da espacialização e concentração dos sítios quilombolas assim como trata de aspectos geográficos da herança africana no território brasileiro”, explica o autor sobre seu último título.

A “Carta Tecnologia agrícola do uso da terra do plano piloto de Brasília e seu entorno imediato”, lançada em 1998, é outro produto do projeto de popularização da geo informação. Acompanha este livro a “Carta Imagem Institucional do plano piloto de Brasília”, na escala 1:25.000, elaborada para auxiliar no planejamento turístico da área. Já a obra “Territórios das comunidades remanescentes de antigos quilombos no Brasil” foi lançada por Rafael Sanzio no ano passado e reúne mapeamento e sistematização de dados.

A aluna de doutorado do curso de pós-graduação em Geofísica Espacial do INPE, Mariangel Fedrizzi, recebeu prêmio por paper apresentado durante o 14º Encontro Técnico International – O Instituto de Navegação erdas. O trabalho de Fedrizzi, intitulado “A Ionosfera de Baixa Latitude: Monitorando seu Comportamento com erdas”, foi considerado o melhor artigo de uma das sessões do evento científico, realizado entre os dias 11 e 14 de setembro, no Centro de Convenções de Salt Palace, em Salt Lake City (Estados Unidos).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s