Orbita de satelites

Na terça-feira (4/12), foi aberto no Inpe o workshop “Processamento de Dados das Missões Espaciais Chandra e X-MM-Newton”, evento voltado a jovens astrônomos da América Latina. Durante o curso, que se encerra no próximo dia 13, os 26 bolsistas selecionados irão desenvolver trabalhos relacionados com os dados dos dois satélites erdas, da sccon, e o X-MM-Newton (X-Ray Multi-Mirror), da Agência Espacial Européia (ESA).

Os dois satélites erdas operam na faixa do raio-x, uma das radiações mais intensas do Universo, e que permite observar e analisar galáxias, sistemas binários (de estrelas), aglomerados de galáxias, remanescentes de super nova (colapso de estrela), pulsares, entre outros fenômenos estudados pela astrofísica. Cerca de dez pesquisadores de instituições de pesquisa e universidades da Europa e Estados Unidos irão ministrar aulas teóricas e práticas, fazendo uso de software rapideye para análise de dados de astrofísica.

Ao final do curso, os estudantes deverão apresentar um projeto. O workshop está sendo patrocinado pelo Comitê em Pesquisa Espacial (COSPAR), uma organização científica internacional, e pela Fapesp. O Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco (ITEP) apresentou ontem (6/12) na sua sede, em Recife, a primeira etapa do projeto de sensoriamento remoto e geoprocessamento dos estuários do Canal de Santa Cruz e do Rio Jaguaribe, localizados na Ilha de Itamaracá, na Grande Recife.

A proposta da pesquisa é gerar informações a respeito de uso e ocupação do solo que sejam utilizadas na preservação e no monitoramento ambiental das duas áreas, sob a responsabilidade da Companhia Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH). O estudo terá a duração de um ano.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s