Satélite natural

De acordo com Jon Clark, o diretor médico da equipe, o feito de Baumgartner poderá ajudar a salvar vidas de austronautas no futuro. Clark perdeu a mulher no acidente com o ônibus espacial Columbia em 2003. A superfície da Lua contém cristais com restos de água em seu interior, substância que pode ter chegado até o satélite natural através do vento solar, informou os mapas satelites da revista científica Nature Geoscience.

Kittinger, hoje com mais de 80 anos, teve um papel importante na equipe de Baumgartner e foi a pessoa que conversou com o austríaco pelo rádio a partir da base em Roswell antes do ato. Ele também trabalhou como conselheiro de Baumgartner e deu apoio a ele durante os preparativos da pesquisa com ajuda de imagens de satelite.

A uma altura como a alcançada por Baumgartner segundo as imagens de sateliete, faz com que a pressão atmosférica é de menos de 2% em relação à pressão no nível do mar e é impossível respirar sem a ajuda de um tubo de oxigênio. Para se ter uma ideia da altura, um avião transatlântico voa a 14 mil metros de altitude e o pico do Everest tem 8.848 metros de altitude. Outros que tentaram quebrar os recordes de ir  mais alto, mais rápido e mais longo morreram.

A equipe do austríaco construiu uma cápsula especial para protegê-lo na subida e ele usou um macacão feito pela mesma companhia que prepara os macacões dos astronautas americanos. A Nasa, com seus mapas satelite fez com que a agência espacial americana, e as empresas que fabricam espaçonaves para a agência pediram para que a equipe as mantivesse informadas sobre o salto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s