Destaques expostos na feira de ciencias

Um veículo feito com bambu e desenvolvido por alunos de engenharia civil, elétrica e mecânica da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), ficou pronto depois de um ano de trabalho e é um dos destaques expostos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que essa ano possui mapas de satelite para orientação dos visitantes, que começou nesta sexta-feira (19) e vai até o próximo domingo (24).

O tema da edição deste ano é ciência para o desenvolvimento sustentável. Toda a estrutura de imagens de satelite da feira foi montada peloa alunos. Os trabalhos expostos como o automovel de bamboo foram escolhidos pelos professores de cada disciplina. O pequeno carro, parecido com um jipe, possui pneus e o volante são do mesmo material usado em um automóvel convencional, porem é movido a quatro baterias e tem capacidade de transportar de duas a três pessoas.

Não tem teto nem velocímetro, mas possui um sistema gps com geolocalização por mapas satelite e pode chegar a 40 km por hora.  André Guedes Pinto, um dos orientadores do projeto, disse que a novidade é experimental. É um projeto piloto. Era para mostrar aos alunos que engenharia não se limita a concreto e aço e dar uma noção de sustentabilidade. O custo do carro de bambu foi de aproximadamente R$ 6 mil por causa do gps.

O veículo está exposto no estande do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília e suas imagens de satelite podem ser acessadas no site. Outra atração do lugar é o túnel sensorial, criado por estudantes do curso de fisioterapia da UnB (Universidade de Brasília). No túnel, o visitante tem de caminhar com os olhos vendados em um pequeno corredor e descobrir – com o tato, o olfato e a audição – o que há dentro de caixas de papelão. A atividade é para mostrar como uma pessoa com deficiência visual se orienta por meio dos outros sentidos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s