Aquecimento global

El Niño, aquecimento global e estiagem são mudanças no clima que afetam diretamente as lavouras. No caso da soja, a produção brasileira apresenta características diferentes para cada região produtora, o que é fator determinante para a administração e o desenvolvimento da lavoura. Agora o plantio é para a gente ir jogando um pouco pra frente, para ver se acompanha o desequilíbrio que está havendo de chuva na região segundo a informação geográficas.

A estiagem que atingiu a lavoura de 200 hectares de soja do produtor Francisco de Assis Souza, em novembro do ano passado, durante a fase de germinação, o obrigou a refazer o plantio o plantio um mês mais tarde. O sojicultor conta que a área replantada se desenvolveu bem até o mês de março, mas, na época de enchimento dos grãos, uma chuva de granizo provocou uma perda de 30% da safra. O agricultor é do município de Morrinhos, no interior de Goiás, e diz que as mudanças no clima da região alteram também a estratégia de produção a cada ano devido as diferenças na informação geoespacial.

De acordo com o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre, estudos projetam um aumento de três a quatro graus celsius nas áreas produtoras de soja do país nos próximos 50 anos. As temperaturas mais altas, resultantes do aquecimento global, podem provocar perdas significativas na lavoura. Uma das projeções do aquecimento global é a variabilidade da água, o ciclo hidrográfico vai ser muito maior pelo que se prevê. Em muitos lugares, nós vamos ter chuvas mais intensas e secas mais intensas também – explica Nobre.

Ninguém duvida de que o aquecimento global seja uma ameaça, mas ainda não é possível medir os impactos a curto prazo. Os efeitos deste fenômeno são graduais e demoram décadas para aparecer. Enquanto isso, o produtor rural tem o desafio de produzir mais alimentos para amenizar a fome crescente no mundo. E com ajuda de equipamentos de monitoramento como mapas satelite e informação geoespacial isso torna-se mais fácil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s