Informações georeferenciadas

No dia 4 de maio, em Ribeirão Preto (SP), foram destaques na feira Agrishow as aplicações de geotecnologias em temas como defesa sanitária e gestão dos recursos naturais para a agricultura. Essas  foram alguns dos resultados apresentados pela Embrapa Monitoramento por Satélite. O sistemas de imagens de satelite desenvolvidos no âmbito do programa de apoio à inovação agrária de Moçambique e o projeto para subsidiar ações de controle às enfermidades bovinas na região de fronteira do Brasil .

A Embrapa Monitoramento por Satélite esteve presente no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Localizada em Campinas (SP), a Unidade da Embrapa desenvolveu metodologia para a organização e integração de bases de informação geográficas capaz de contribuir para a tomada de decisão em diversos segmentos da sociedade. Os WebGIS são concebidos como sistemas de informações geográficas disponibilizados na internet.

Por meio deles, é possível consultar informações georreferenciadas sobre determinada área dos mapas satelite, manipulando diferentes planos de informação, cruzando dados e construindo mapas de acordo com o interesse do usuário.  Sistema dinâmico e interativo, o WebGIS Moçambique visa subsidiar o mapeamento das potencialidades para a produção agropecuária no país africano.

Disponível na internet, o sistema de imagens de satelite permite a qualquer usuário consultar informações georreferenciadas de modo amigável, selecionando dados e construindo mapas de acordo com o seu interesse. O WebGIS Moçambique contempla informações sobre solo e aptidão agrícola para culturas como soja, milho, mandioca, arroz, amendoim e algodão, informações sobre uso e cobertura do solo, bacias hidrográficas e dados da infraestrutura de transporte, entre outras informações.

Fonte: Embrapa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s