Satisfação Imediata

Velocidade, satisfação imediata, acessibilidade, estação de referência – essas são algumas das atraentes características das tecnologias digitais. Não é por acaso que amamos nossos inteligentes aparelhos móveis: os seres humanos pertencem a uma espécie especialmente impaciente, nascida para amar as recompensas imediatas. Por isso foi criado um aplicativo especialmente para geofonos.

Esse aplicativo para smartphones que o incentiva diversas vezes por dia, o usuário registrar essas interações sociais e sua geolocalização a cada uma delas. Você pode compartilhar o registro por imagens de satélite para seus amigos e está pronto para mais uma semana. Mas as virtudes da era digital nem sempre estão alinhadas com as da psicoterapia. Leva tempo para que ocorra uma mudança de comportamento e para que a dor emocional seja aliviada e para muitos pacientes, o acesso constante é mais negativo que positivo.

Como nunca antes, nos dias de hoje os mapas satélite batalham para adaptar sua estação de referência à abordagem a pessoas que vivem em um mundo conectado.Para alguns, as novas tecnologias são uma bênção. Digamos que você sofra de transtorno de ansiedade e fobia social. Não gosta de falar na sala de aula ou no trabalho, tem medo de fazer papel de bobo e a ideia de ir a uma festa inspira medo. Você faz tudo o que está a seu alcance para evitar interações sociais.

Então, vai ao terapeuta, que recomenda uma terapia cognitivo-comportamental, que irá colocar em cheque os pensamentos e locais a a respeito de como as pessoas o veem e, por consequência, sua ansiedade social. Assim ela descobrirá que esse tipo de mapas satelite envolve uma boa dose de lições de tarda  normalmente precisa manter um diário contendo os pensamentos e sentimentos que deve analisar. Como só vai ao terapeuta uma vez por semana, a maior parte do trabalho é feito por conta própria.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s