Ferramenta interativa

O IBGE colocou em seu site (www.ibge.gov.br)uma nova ferramenta que coloca os números do Censo no mapas satelite. Com o Servidor de Mapas, as principais informações levantadas pelo Censo 2000 poderão ser localizadas no espaço pelos internautas. Basta clicar em qualquer ponto do mapa do Brasil para obter informações sobre o município, estado ou região escolhidos.

A ferramenta é interativa: o usuário indica as informação geográficas que deseja obter e o mapa fornece a resposta, colorindo a área correspondente. À esquerda do mapa, estão os botões que devem ser acionados para efetuar comandos. Eles permitem, por exemplo, aproximar e afastar a imagem, arrastar o mapa para a direção desejada e movimentá-lo para norte, sul, leste ou oeste.

Há ainda um botão para apagar tudo e outro para imprimir os resultados obtidos. Através desses comandos, também se realizam diversas pesquisas de informção geoespacial. Quando o botão “Identificar” está acionado, por exemplo, basta clicar em um ponto do mapa e o município, região ou estado (dependendo de qual camada ativa estiver selecionada, à direita) será identificado.

O botão “Buffer”, por sua vez, seleciona todos os municípios situados a um raio de distância predeterminado em relação a um ponto escolhido, criando uma área sombreada à sua volta. O Autodesk MapGuide pode ainda ser utilizado, para um melhor desempenho, em conjunto com as ferramentas de sensoriamento remoto para criação e elaboração de mapas do Autodesk Map. Já a união com o Autodesk GIS Design Server garante um aumento considerável no nível de integração e distribuição de informações espaciais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s