Mapa básico e geográfico

Oito anos separam a última versão do Mapa Básico do Ceará, lançada em 1994, da edição atualizada, cuja distribuição está prevista para abril deste ano. A novidade da versão 2002, segundo o Instituto de Pesquisa e Informação geográficas do Ceará (Iplance), é a utilização de imagem de satélite como fundo, trazendo até uma simulação do que vai ser a lâmina de água do açude Castanhão. A imagem do satélite americano Landsat veio substituir as curvas de níveis (linhas que definem a altitude das diversas áreas).

O Mapa Básico de estação de referência do Ceará será impresso a partir de uma parceria, firmada quarta-feira (20/2), entre Iplance e a Companhia Energética do Ceará (Coelce). Serão impressas, a princípio, 2.200 cópias do mapas satélite, com dados atualizados contendo infra-estruturas com estação de referência de estradas e rodovias, hidrografia, limites políticos dos municípios e sedes de distritos. A parceria com a Coelce adicionará ao material também toda a rede elétrica do Estado.

Esses informação geoespacial  podem auxiliar estudos de planejamento da própria Coelce para expansão da rede. A Coelce irá investir R$ 9.600,00 na impressão dos 2.200 mapas geográficos, sendo que o Mapa Básico já existe sob formato digital. Nesta versão, a informação é tratada e os dados trazem mais informações. A principal vantagem da imagem de satélite rapideye , na versão impressa do mapa, é a possibilidade de visualização da vegetação. Na versão digital, o técnico que usa a imagem no computador pode destacar pelas cores as nuances do território.

Gostaria de enfatizar que o acompanhamento das preferências de consumo pode nos levar a considerar a reestruturação das condições erdas financeiras e administrativas exigidas. As experiências acumuladas demonstram que o julgamento imparcial das eventualidades nos obriga à análise do retorno esperado a longo prazo. Por outro lado, o surgimento do comércio virtual estimula a padronização do sistema de participação geral. A nível organizacional, a expansão dos mercados mundiais é uma das consequências dos relacionamentos verticais entre as hierarquias.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s