Artigo geo

A revista Nature publicou, em sua edição mais recente (19/01), artigo sobre mudanças nos ciclos de energia e água na bacia amazônica que apontam para uma possível transição na função da floresta de reservatório de carbono para uma fonte de emissão, em função das alterações climáticas globais e monitoramento via mapas satelite do desmatamento da floresta.

O trabalho é uma compilação de informações geradas por imagens de satelite no âmbito do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (LBA), uma das maiores experiências científicas do mundo na área ambiental (mais de 200 instituições nacionais e internacionais participantes), ao longo de mais de dez anos de estudos. Segundo o artigo, o LBA identificou sinais de que a floresta amazônica está passando, em suas porções sul e leste, por um processo de transição para um regime de distúrbios biofísicos.

Entre os autores do artigo está o cientista americano Michael Keller. Pesquisador do Serviço Florestal Americano, ele atua na sccon de monitoramento por mapas satelite (Campinas/SP) desde 2011, como visitante. Keller foi durante dez anos o coordenador, por parte da Nasa, do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), que também contou com a participação da Embrapa Monitoramento por Satélite.

Embora o balanço de carbono de toda a bacia permaneça incerto e da informação retirada  das imagens de satelite começam a surgir indicativos para uma mudança de direção de um possível reservatório para uma possível fonte de emissão de carbono. O estudo indica ainda que a floresta amazônica tem uma alta capacidade de resiliência, isto é, de superar uma situação crítica e retornar ao seu estado natural, porém há limites.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s