Políticas de desenvolvimento

O Comitê Assessor Externo é constituído com a finalidade de assessorar no processo de monitoramento do ambiente externo, particularmente, quanto ao acompanhamento e análise de tendências no cenário de Ciência, Tecnologia e Inovação. Para Criscuolo, a reunião foi importante por proporcionar que os membros do comitê se conhecessem e trocassem impressões entre si, repassando aos gestores da Unidade sugestões e contribuições sobre informação geoespacial. A próxima reunião está prevista para acontecer no final do primeiro semestre de 2012.

Na empresa de monitoramento por imagens de satelite, os membros do comitê foram recepcionados pelo chefe-geral, Mateus Batistella, pelo chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento, Édson Bolfe, e pelo supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Institucional (NDI), Cláudio Bragantini. Nesta primeira reunião, não puderam participar os representantes do Ministério de Ciência e Tecnologia e da Embrapa Solos. Os membros do CAE têm mandatos de três anos, podendo ser reconduzidos por período equivalente, uma única vez.

“Espera-se desenvolver instrumentos adequados de modelagem e de análise de informação geográficas e econômica que permitam a configuração de cenários futuros e a mitigação das emissões de gases de efeito estufa”, ressalta Tôsto. Componente da rede que estuda a dinâmica da emissão de gases de efeito estufa e dos estoques de carbono em florestas naturais e plantadas (GEE Florestas), o projeto aprovado pela Embrapa Monitoramento por Satélite vai classificar digitalmente e estimar o estoque de carbono de áreas de florestas nos biomas brasileiros, por meio de sensoriamento remoto.

O líder do projeto, Édson Bolfe, explica que serão gerados protocolos de mapeamento por sensoriamento remoto de carbono com custo inferior aos protocolos tradicionais e com possibilidade de extrapolar características locais para regiões geograficamente mais abrangentes. “Essa iniciativa deve ter ainda impactos na governança com a geração de uma base de dados sobre os gases de efeito estufa e estoque de carbono de forma espacialmente explícita, subsidiando tomadas de decisões governamentais e políticas públicas de desenvolvimento sustentável”, completa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s