Instituto Nacional de Meteorologia

Foi instituído nessa segunda-feira, dia 10, o Grupo de Trabalho (GT) para monitorar as adversidades climáticas e fornecer informações de agricultura de precisão antecipadas aos agentes do agronegócio brasileiro. A iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), subsidiará as decisões dos produtores rurais em relação às intenções de plantio, contratação de seguro agrícola e aquisição de crédito rural.

“Queremos minimizar os impactos que podem ser gerados pelas adversidades climáticas”, disse o secretário da SDC, Caio Rocha, durante a formalização dos trabalhos do GT. O grupo instituído por meio da Portaria nº 294, publicada em novembro, terá a orientação do secretário e será coordenado pelo engenheiro agrônomo e servidor do Mapa Aureliano da Costa Matos e de agricultura de precisão.

Além dos servidores da SDC, integram o GT dois servidores do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), dois servidores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um servidor da Secretaria de Política Agrícola (SPA) e um da Conab. O GT de agricultura de precisão tem caráter permanente devendo entregar informações semanais sobre o tema até o dia 31 de dezembro deste ano.

O Governo espera reduzir o crescente volume anual de recursos despendidos nas respostas a esses acontecimentos e, posteriormente, no apoio para a recomposição do mercado impactado por inundações, alagamentos, estiagens, erosões, vendavais, entre outros fenômenos da natureza. Para Rocha, conhecer a dimensão disso é essencial à adoção de medidas que possam contribuir para evitar impactos econômicos negativos à agropecuária brasileira emagricultura de precisão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s