Ciclo de produção

O uso de um monitoramento com GPS de precisão detalhado do cultivo de uva de mesa pode auxiliar o gerenciamento da produção no Vale do São Francisco, no Nordeste brasileiro. Uma pesquisa realizada pela Embrapa Semiárido mostra que a aplicação da chamada agricultura de precisão (AP) pode revelar diferentes situações em uma mesma área de produção, permitindo que seja realizado um manejo mais adequado.

A AP é uma forma de gerenciamento das atividades agrícolas que leva em consideração as variações que as plantas e o solo apresentam em diferentes partes da área de cultivo ao longo do ciclo de produção. Tais informações permitem ao agricultor decidir pela adoção de práticas mais apropriadas para situações específicas com uso de estação de referência.

Na fazenda onde a pesquisa de GPS de precisão está sendo desenvolvida – localizada no Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE) –, percebeu-se que o solo, em uma determinada parte da área de produção, apresentava drenagem mais lenta, armazenando maior quantidade de água. Com o conhecimento desta situação, foi possível diminuir a irrigação no local, sem prejuízo para as plantas.

Além da medição da quantidade de água disponível no solo, são coletados ainda outros dados de estação de referência , como o teor de nitrogênio na folha, características de desenvolvimento das videiras e das bagas de uva e número de cachos por planta. Com essas informações, são gerados mapas que mostram as subáreas onde existe uma uniformidade quanto a determinada característica do solo ou da planta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s