Obtenção Máxima da Colheita

Apesar do nome diferente, o micro-gerenciamento nada mais é do que a prática fundamental da agricultura de precisão. Se ela pudesse ser explicada em bem poucas linhas, seria: o tratamento individualizado de pequenas porções de terra para plantio.
Parece trabalhoso, mas os agricultores atuais começaram a perceber as vantagens da agricultura de precisão – desse “carinho” a mais a cada trecho do solo. Conhecendo bem aquela porção de terra, é possível criar condições melhores de manejo em cada ponto para obter o máximo da colheita.

É engraçado que, hoje em dia, as pessoas falem pouco em agricultura familiar: aquela na qual o cultivo da terra é realizado essencialmente pelo núcleo familiar, e não por empregados contratados. Talvez porque as áreas de plantio são pequenas, o que dá pouca visibilidade.  Mas ela continua firme e forte, e pode ficar ainda mais com a agricultura de precisão.
De acordo com o censo agropecuário de 2006, a agricultura familiar já foi responsável por mais de 60% das áreas de cultivo. Sem falar na importância histórica, no Brasil e no mundo. Hoje, por menores que sejam os plantios, a agricultura familiar também pode contar com tecnologias agrícolas para ser cada vez mais produtiva.

Não é de hoje que nós nos preocupamos com precisão. Um jogador de basquete precisa dar passes, rebotes e acertar a cesta com precisão. Um chef de cozinha deve ser preciso para utilizar e misturar os ingredientes. Um motorista de ônibus e um piloto de avião devem ser precisos na hora de obedecer ao trânsito ou aos controladores de voo.
Na agricultura, não é diferente. Hoje, temos até um termo para isso: agricultura de precisão. Com tecnologias cada vez mais avançadas, o agricultor busca saber o terreno certo para plantar as sementes certas, com a quantidade de fertilizantes, defensivos e água adequada. Tudo para trazer mais eficiência do plantio à colheita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s