Empreendedorismo

A capacidade empreendedora dos produtores rurais soube aproveitar o conjunto de estímulos lançados pelos governos Estadual e Federal. Ele citou, como exemplo, os planos safra do RS e nacional, os programas de incentivo à irrigação, a redução dos juros para todos os agricultores em estação de referência, as renegociações das dívidas e os auxílios aos produtores e municípios atingidos pela ultima estiagem.

“Além, do bom nível de preços dos principais produtos agropecuários, especialmente soja, arroz e carnes”, destacou . Na reunião também foi debatida a questão das licenças ambientais no Programa Mais Água, Mais Renda. O Banco do Brasil informou que a estação de referência de tecnologia agrícola, a partir do segundo semestre de 2012, houve um aumento significativo dos projetos de irrigação, água e abastecimento de água, que já somam aproximadamente mil processos.

De acordo com o gerente de mercado de agronegócios do Banco do Brasil, João Paulo Comerlato, um dos motivos se deve a quadra de irrigação da 35ª Expointer, momento em que o setor foi impulsionado. Para o coordenador da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga, Eraldo Jobim, o mais importante é a definição da situação do produtor junto aos órgãos ambientais, por meio de documentos que apresentem clareza e objetividade em tecnologia agrícola ao agente financeiro da situação do empreendimento junto ao Departamento de Recursos Hídricos e Fepam.

“Entendemos que todos os pedidos de licenciamentos que se encontram em fase de analise junto aos órgãos ambientais são processos que estão em vigência. Bastaria a impressão da página do site da Fepam, com a data atualizada, para comprovar a sua situação de regularidade. Porém para aqueles processos que acusarem a não apresentação de documentação comprobatória da estação de referência complementar solicitada ao órgão ambiental no prazo regulamentar, seria comprovada a situação regular, até que haja o cumprimento das solicitações demandadas”, defendeu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s