Renovação de Instrumentos

O licenciamento ambiental das lavouras de arroz, visando a obtenção de crédito pelos produtores para a safra 2013/2014, foi tema de reunião realizada, nesta quinta-feira (17) na Secretaria da Agricultura de PrecisãoPecuária e Agronegócio, que contou com a participação de representantes do Irga na estação de referência, da Fepam e do Banco do Brasil. Outro assunto em debate foi o crédito rural tendo em vista que, a validade da licença operacional emitida pela portaria conjunta Sema/Fepam nº 69, se encerra em julho de 2013. 

Foi cogitada a possibilidade de renovação deste instrumento, bem como a possibilidade da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) elaborar planilha regionalizada dos tomadores de crédito, para que sejam identificadas com antecedência situações  de estação de referência que devem ser contornadas. Ainda na ocasião foi realizado um balanço das contratações da safra de verão 2012/2013, onde houve um aumento de 18,82% para a agricultura familiar e 25,99% para a agricultura de precisão empresarial. 

Já as operações de custeio, tiveram um aumento no valor emprestado aos agricultores, sendo que o destaque é para a cultura da soja com 23,40%. O arroz com 9,39%, a cultura do milho com 9,01%. Também se destaca a atividade pecuária com 41,95% e o substancial aumento dos investimentos (24,11%). Despoi de tudo eles ainda implantaram a estação de referência para o benefício do agricultor.

De acordo com o chefe da Unidade do Vigiagro no Aeroporto Internacional de Brasília, Fábio Fraga Schwingel, os produtos de origem animal e vegetal são vistoriados a fim de evitar riscos à saúde humana. “A ação contribui para impedir a entrada de pragas no país pela estação de referência. Por meio desses produtos ilegais a população pode trazer doenças de animais, vegetais e causar um impacto econômico e ambiental. É um trabalho de fiscalização em defesa da agropecuária brasileira”, explica o chefe da unidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s