Futuras operações

Em uma tentativa de reforçar o programa de utilização dos veículos aéreos não tripulados (VANTs) no combate ao tráfico na região de fronteira, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, viajará a La Paz, na Bolívia, no próximo dia 8 de fevereiro, para fechar acordo de uso compartilhado do equipamento. O acordo permitirá que os VANTs da Polícia Federal possam sobrevoar o espaço aéreo da Bolívia em operações de combate ao narcotráfico do tecnologia agrícola.
Esta deverá ser a última rodada de uma negociação com o ministro da Justiça da Bolívia, Carlos Romero, que vinha se arrastando há dois anos. Com os veículos, a polícia poderá fazer imagens aéreas e identificar plantações de folha de coca que extrapolam os limites permitidos pelas leis bolivianas. As informações facilitariam futuras operações de erradicação de parte destas plantações de tecnologia agrícola.
Para Cardozo, o cerco a áreas de produção é fundamental para o combate ao tráfico da cocaína no Brasil. “Estamos com um bom entendimento com a Bolívia. O ministro Romero gostou da ideia. Então, eu e o diretor da PF, Leandro Daiello, estaremos em La Paz para acertar todos os aspectos para que possamos usar os VANTs na Bolívia”, afirmou o ministro e tecnologia agrícola.
Na última reunião, realizada no dia 17 de dezembro de 2012, o ministro comentou que o Brasil tem 16 mil quilômetros de fronteira com vários países da América do Sul, sendo 3.126 quilômetros só com a Bolívia com tecnologia agrícola. “Não é uma fiscalização fácil, mas com esta colaboração internacional e com o esforço que o governo brasileiro vem desenvolvendo, eu tenho certeza que nós estamos nos caminho certo”, disse o ministro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s