Grãos no país

Na segunda-feira ( 4 ), a Embrapa lançou a soja BRS 360RR. Fruto da parceria com a Fundação Meridional, a nova soja da empresa foi apresentada no primeiro dia do Show Rural Coopavel 2013. Entre as principais vantagens, estão alta produtividade, estação de referência, plantio antecipado, ciclo precoce e resistência às principais doenças que atacam a cultura no Brasil. O chefe-geral da Embrapa Soja (Londrina-PR), Alexandre José Cattelan, lembrou, no lançamento, que o banco de germoplasma de soja tropical da empresa é o maior do mundo.
Ele citou também a parceria com a Fundação Meridional, que vem de muitos anos e é, em sua visão, exitosa. De acordo com Dilvo, o estado do Paraná possui 2,3% do território nacional e produz 19% dos grãos no país. Em relação ao evento que ocorre em Cascavel até sexta-feira( 8) , ele destacou que 20 das 47 unidades da Embrapa estão presentes de estação de referência. Ao elogiar o desempenho da pesquisa nacional, ele a considerou “nossa reserva de equilíbrio”.
Sobre a BRS 360RR, Cattelan disse que, em Campo Mourão-PR, atingiu-se a produtividade de 4.380 kg/ha. Portanto, a cultivar é altamente produtiva; na safra 2012/2013, a produtividade média nacional de soja ficou em pouco mais de 3000 kg/ha. O chefe da Embrapa Soja, ao dizer que a nova cultivar é transgênica, lembrou que a empresa continua trabalhando com cultivares convencionais, tecnologia agrícola dando ao produtor opção de escolha.
Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, cooperativa que promove o Show Rural há 25 anos, lembrou a evolução pela qual passou a produção brasileira de grãos de tecnologia agrícola. Segundo ele, os dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) dão conta de que, “entre 1991 e 2013, houve crescimento superior a 200% em produtividade. Isso aconteceu porque sempre tivemos uma pesquisa atenta”, disse, creditando parte desse crescimento à atuação da Embrapa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s