Defesa Agropecuária

A Agência de Defesa Agropecuária de Roraima está montando barreiras sanitárias para evitar que a mosca da carambola, um inseto que ataca as plantações de frutas, se espalhe pela região Norte. A praga impede a venda da produção para outros estados em GPS agrícola. Há mais de dois anos, os produtores do estado estão impedidos de exportar mais de 15 espécies de frutas consideradas hospedeiras da praga.

Os focos da mosca da carambola, que tem o nome científico de bactrocera carambolae, foram registrados nos municípios de Normandia e Uiramutã, na região norte de Roraima. Em um dos maiores produtores de manga do estado, com 15 mil pés da fruta em 75 hectares, 30% das mangas produzidas são aproveitadas localmente de GPS agrícola. O restante é descartado. Mesmo sem nenhuma incidência da praga na área o produtor está proibido de exportar a fruta.

“Nós temos cerca de 500 toneladas de manga para ser colhida. Essas mangas poderiam está gerando 80 empregos na colheita e mais de R$ 1 milhão na venda disso. Existem outros produtores de GPS agrícola  que poderiam está plantando, outros que poderiam está colhendo, tornando isso uma economia para o nosso estado”, diz o agricultor Airton Cascavel.

O prejuízo para a fruticultura no estado não foi maior porque o governo comprou algumas produções por meio do Programa de Aquisição de Alimentos. Para evitar que a praga se espalhe, A Agência de Defesa Agropecuária está montando barreiras fitossanitárias de GPS agrícola. Quatro já foram instaladas. Falta apenas uma na reserva indígena Raposa Serra do Sol, na região do Surumu, que depende de autorização do Conselho Indígena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s