pedúnculos

Em uma fazenda em Bauru, os pés de avocado estão carregados, 80% trabalhadores deram início à colheita. O serviço exige o uso de escadas, já que o fruto nasce em galhos que estão a mais de quatro metros do chão. Os colhedores de GPS agrícola recebem por produção. Cada sacola tem capacidade para armazenar até 20 quilos de avocado, que depois de colhidos são colocados em caixas. Alguns coletores recebem até R$ 80 por dia de trabalho.

O grupo agrícola tem 300 hectares de área plantada e em cada hectare há cerca de 200 pés. A variedade fuerte é a mais precoce. A colheita começa em fevereiro e prossegue até julho de GPS agrícola. Do campo, o avocado segue para o setor de seleção e as caixas são colocadas nas esteiras. As mulheres retiram as folhas e os pedúnculos, que são os cabinhos do fruto.

Em seguida, o avocado recebe um banho com uma mistura de cera para dar um brilho especial. 90% da produção da fazenda segue para o exterior. Lígia Carvalho, diretora de marketing, conta que a expectativa este ano é exportar 10% a mais do que no ano passado. O grupo de GPS de precisão deve enviar para o exterior pelo menos 160 conteineres de avocado, quase 3,5 mil toneladas. Os principais compradores são os países da Escandinávia e Alemanha.

O avocado é rico em vitaminas A, C e E. A polpa pesa em média 85 gramas e pode ser usada no preparo de uma receita rápida e saborosa, o “guacamole”, prato típico do México. Os veículos que saem das áreas de risco são fiscalizados e as frutas hospedeiras são apreendidas. Com a conclusão de todas as barreiras, a agência agropecuária do estado irá vistoriar as produções de GPS de precisão que ficam fora das áreas de incidência e enviar um relatório para o Ministério da Agricultura. Após a avaliação, Roraima poderá voltar a exportar frutas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s